domingo, 28 de agosto de 2011

CARTILHA

CARTILHA


Avaliar: um dos maiores desafios para o professor.
Avaliação deve ser melhorada sim, dentro do conjunto das práticas educativas da qual ela faz parte. O uso somente para definir a progressão vertical do aluno conduz a reduções e descompromissos.









Avaliação: conceitos e objetivos.
A avaliação
É processual e continua no nosso dia-a-dia. Avaliar não requer trabalhar em bimestre e no final fazer provas e teste para reconhecer o nível de conhecimento do aluno. É uma Prática necessária para que se saiba como está, enquanto aluno, professor e escola, o que consegue avançar como se vai vencer o que não foi separado.











Objetivos:
• Processar evidências necessárias para melhoras o ensino e aprendizagem.
• Classificar as metas educacionais, e na medida em que o aluno está se desenvolvendo.







Avaliar ou medir: o que pratica a escola?
A escola hoje procura organizar um trabalho através de criticas para a pratica pedagógicas.




















Como elaborar um bom instrumento de coleta de dados?

Através da parceria de boa equipe pedagógica e comprometimento na práxis pedagógica.







Quais são os instrumentos da coleta de dados mais utilizados na escola?
Os instrumentos coletada através das atividades complementares, reuniões, debates, pesquisa etc.




















As relações entre o planejamento, à avaliação e a aprendizagem.

Planejar é definir o que queremos organizar e dividir a tarefa.





Avaliação: reconhecer tudo o que foi feito durante um dia, ou em período e processo corrigi-lo os pontos negativos.





Aprendizagem: processo de aprimorar as dificuldades aprendizagem e resolver as situações presentes.